
Escutava o desabafo de uma mãe desesperada com os vícios de seu filho em algumas substâncias tóxicas.Em suas queixas responsabilizava às drogas pela desgraça dele e o colocava como vítima,como se a ele não coubesse nenhuma culpa.Deixei-a desabafar o quanto quis,se acalmou e nos despedimos.Caminhando para casa não pude deixar de refletir sobre a situação.
Substâncias tóxicas,por si só,sem que o homem as toque nenhum mal causam;algumas são,até mesmo,medicinais,se usadas nas doses corretas.
Necessária a vontade humana para que comecem a sua destruição,como um animal peçonhento,se ficarmos distantes dele nenhum mal nos fará.
Parentes e amigos de pessoas com essa busca pelo que intoxica precisam de muita paciência e calculo que devam chegar à exaustão em termos de sofrimento moral.No entanto,não podem esquecer que seus queridos,por seus próprios meios e meios alheios trilharam o caminho das drogas que os matam aos poucos e incluo aqui todas elas:comprimidos,ervas,álcool,cigarros e outras,pois a lista é imensa.Nos dias atuais ninguém pode alegar ignorância dos malefícios que trazem,pois a mídia se encarrega de informar a todos.
Espero que essa mãe tenha fé e ore muito,pois a justiça do Senhor é feita em acordo com os atos de cada um,que deve responder pelo caminho que escolhe.Por mais incrédula que esteja por tanto sofrimento rogo a ela que acredite só mais um pouquinho.Apesar de severo Deus não é impiedoso e olha com boa vontade pelos que querem voltar ao caminho da saúde física e mental.
Pensando em você,minha amiga,desejo-lhe que a paz e a felicidade retornem ao seu lar e a seu menino e lhe dedico as trovas abaixo.
Eu sempre te disse
quando me perguntavas
que a vida é um suspiro
para tanto sofrer.
Seguindo adiante,
nas mãos,seu menino,
sei que os dois juntos
ainda verão o sol
da alegria para os dois
renascer!!!
Sonia Regina,06/12/1996