
Se eu puder viver novamente,tratarei de cometer mais erros,não tentarei ser tão perfeita,relaxarei mais.
Na nova vida serei mais tola do que tenho sido,na verdade muito pouco levarei à sério,serei bem menos exigente comigo e com o outro.
Correrei mais riscos,viajarei mais,comtemplarei mais o por-do-sol;subirei montanhas,nadarei nos rios.Irei a lugares onde nunca fui,tomarei mais sorvete e menos café,terei mais problemas reais e menos problemas imaginários.
Sou dessas pessoas que vive sensata e produtivamente cada minuto da vida.É claro que tive muitos momentos de alegria!Se pudesse voltar a viver,trataria de ter somente bons momentos,porque disto é feita a vida,só de momentos,não se pode perder o agora.
Sou dessas pessoas que nunca vai a parte alguma sem o termômetro,os comprimidos para a dor que poderei ter,uma bolsa de água quente,um guarda-chuva e um...para-quedas.Se voltar a viver viajarei mais leve;começarei a andar descalça no começo da primavera e continuarei assim até o fim do outono;darei mais voltas na minha rua,apreciarei mais "amanheceres" e brincarei mais com as crianças...se tiver outra vida pela frente.
Quem sabe consiga me deseducando,ainda nesta vida,aproveitar os anos que me esperam,antes que a morte me surpreenda e me deixe sem a certeza de que voltarei a viver.
Sonia Regina/1994
(adaptação de crônica de Jorge Luis Borges)