QUEM SOU EU...


"Ninguém pode calar dentro em mim esta chama que não vai passar, é mais forte que eu e não quero dela me afastar....



Eu não posso explicar quando foi e nem quando ela veio, mas só digo o que penso, só faço o que gosto e aquilo em que creio..."(Maysa)



Com as outras dores fazem-se versos...com as que doem,grita-se! (Fernando Pessoa)













Quem "grita" como eu......

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Cora Coralina e a homenagem às amigas


Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins do Guimarães Peixoto Brêtas, 20/08/1889 — 10/04/1985, é a grande poetisa do Estado de Goiás.
Se achava mais doceira do que escritora. Considerava os doces cristalizados de caju, abóbora, figo e laranja, que encantavam os vizinhos e amigos, obras melhores do que os poemas escritos em folhas de caderno.

Só em 1965, aos 75 anos, ela conseguiu realizar o sonho de publicar o primeiro livro, Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais. Ana Lins dos Guimarães Peixoto Brêtas viveu por muito tempo de sua produção de doces, até ficar conhecida como Cora Coralina, a primeira mulher a ganhar o Prêmio Juca Pato, em 1983, com o livro Vintém de Cobre – Meias Confissões de Aninha.

Nascida em Goiás, Cora tornou-se doceira para sustentar os quatro filhos depois que o marido, o advogado paulista Cantídio Brêtas, morreu, em 1934. “Mamãe foi uma mulher à frente do seu tempo”, diz a filha caçula, Vicência Brêtas Tahan, autora do livro biográfico Cora Coragem Cora Poesia. “Dona de uma mente aberta, sempre nos passou a lição de coragem e otimismo.”

Aos 70 anos, decidiu aprender datilografia para preparar suas poesias e enviá-las aos editores. Cora, que começou a escrever poemas e contos aos 14 anos, cursou apenas até a terceira série do primário. Nos últimos anos de vida, quando sua obra foi reconhecida, participou de conferências, homenagens e programas de televisão, e não perdeu a doçura da alma de escritora e confeiteira.

-----------------------------------------------------------------------------------




HOMENAGEM ÀS MINHAS MELHORES AMIGAS BLOGUEIRAS

Hoje tenho a tarefa de aconselhá-las: sejam eternamente aquilo que vocês desejarem, sem que ninguém interfira nisso.
Quero que vocês vivam intensamente e que todos os sonhos de vocês se realizem.

Quero que vocês continuem assim!Que vocês sejam tristes, que dêem sorrisos atoa, que chorem de felicidade, que gritem de dor, quero que vocês tenham a mesma dignidade de sempre, que vocês consigam transparecer tudo, e que acima de tudo sejam intensas. E que vivam intensamente.

Façam dos sentimentos uma dádiva,ergam a cabeça,e tenham a simplicidade de admitir os seus erros.Errem! Errem muito, porque não há nada de errado nisso.
Sonhem com tudo aquilo que vocês mais desejam, desejem demais! Nunca tenham medo do que vocês possam ser.

Quando cair a noite,eu quero que vocês fujam,mas fujam de si mesmas,para não continuar sempre no mesmo lugar,sempre com as mesmas perspectivas.
Eu quero que vocês renovem as suas esperanças todos os dias.Eu quero que vocês sintam saudades dos velhos tempos,e que vocês percebam o quanto é importante ter amigos,o quanto é importante se sentir bem.

Eu quero que vocês chorem por amor,mas que vocês diferenciem grandes amores.Um fim de um grande amor é muito ruim,mas um grande amor não tem fim.
Eu quero que vocês estufem o peito por viver nesse mundo maravilhoso,que vocês contem a nossa história para todos que vierem perguntar sobre felicidade.

Eu quero que vocês tenham a coragem que eu não tive,que estufem o peito para canhões,quebrem o muro de Berlim,destruam as cátedras de Paris,e que defendam
as suas próprias palavras.

Eu quero que vocês contem muitas,muitas histórias porque a vida não tem graça sem uma boa história pra contar.
Quando vocês se sentirem tristes,saibam que vocês não precisam de ninguém para sentir a tal felicidade,mas que sempre que precisarem eu estarei aqui.

Desejo que vocês aproveitem o máximo a felicidade,que não esqueçam do universo,das lindas estrelas,que assim como elas,meu amor é imenso.
Desejo que vocês esqueçam o ontem e vivam o hoje. Porque o amanhã estará por vir e será muito mais lindo.

Lembrem-se que não há limitações para os sentimentos,amem intensamente,não tenham vergonha desses sentimentos,por mais simples que sejam eles são seus e tudo que vem de vocês é unico e inigualável. Aprendam que ninguém nunca vai deixar vocês tristes e que um dia de sol poderá mudar tudo.
Aprendam que com um pouquinho de amor,supera-se tudo. Tenham fé e percebam o quanto isso alivia e renova.

Todo dia enfrentem pelo menos uma coisa que vocês vão mesmo sentir medo. Saibam que os problemas são consequências de um ato,por isso pensem muito antes de fazer qualquer coisa.

Desejo a vocês noites de risos,de piadas,de brigadeiros. E que se um dia eu partir antes de vocês,olhem para o céu e lembrem-se:eu estarei sorrindo.
Não percam tempo com inveja,com falsidade,o bom mesmo é aquilo que vem de vocês, pois é puro e verdadeiro.

Agradeçam a seus pais, pela vida, pelo amor, pela alegria. E agradeçam mais ainda por serem eles que deram a linda vida a vocês, e que são eles as pessoas de quem vocês mais se orgulham, e que vocês admiram a coragem, o amor, as palavras mesmo que muitas vezes não batam com as suas.

Digam aos seus irmãos que o amor mais fraterno que existe é o deles, e estejam certas disso: eles serão os únicos que daqui a alguns anos,saberão mesmo lhes ajudar, lhes apoiar, e serão os padrinhos mais lindos para seus filhos, mesmo que talvez não recebam esta graça.

Digam tudo o que sentirem hoje, amanhã poderá ser tarde.
Não esperem vencer toda a guerra,todo o conflito,a angústia, mas lutem.
Sejam conscientes, e saibam que o mundo não gira em torno de vocês.
Quero que quando vocês esquecerem de mim, que pelo menos lembrem-se do quanto foi boa nossa amizade, e de quanta felicidade vocês me proporcionaram.

Amigas, vocês são a alegria de uma tarde vazia, vocês são pedras preciosas, vocês são flores de um jardim. Pra mim vocês possuem muito mais valor do que isso.
Sejam loucas e arrisquem tudo que for preciso pela felicidade de vocês! Jamais esqueçam, isso é só para os raros. Isso é só para vocês.

Eu desejo a voces, a felicidade mais pura e sincera que existe, muitas alegrias, muitos amores, que vocês sintam o quanto são especiais para mim. Desejo as minhas irmãs de alma, que a nossa amizade dure a eternidade, assim como meu amor. Lembre-se, estarei aqui para o que for necessário, em dias tristes ou felizes, vocês
serão para sempre as minhas estrelas-guia. Sejam raras, sejam eternas, sejam VOCÊS. Não duvidem nunca do quão especiais vocês são!

Queria dizer às minhas melhores amigas que elas são as pessoas mais bonitas que eu já conheci, e que conviver com elas é um privilégio.
Contar também que algumas das histórias que eu vou contar quando for velha referem-se a elas, e certamente são as mais engraçadas.

Queria dizer a cada uma de vocês o quanto são importantes. Seja pela força, pela energia ou pelo gênio. São algumas, que somam mil personalidades e um milhão de sorrisos. São muitas,que dividem mil segredos e um milhão de quilos do mundo. São muitas,que fazem as minhas noites mais divertidas e os meus problemas menores.
Queria dizer que eu sou uma soma de todas vocês.

Cora Coralina,postado por Sonia Regina.

NITERÓI, LUGAR ENCANTADO!!!

NITERÓI, LUGAR ENCANTADO!!!
Luar dando espetáculo na praia da Boa Viagem!"