QUEM SOU EU...


"Ninguém pode calar dentro em mim esta chama que não vai passar, é mais forte que eu e não quero dela me afastar....



Eu não posso explicar quando foi e nem quando ela veio, mas só digo o que penso, só faço o que gosto e aquilo em que creio..."(Maysa)



Com as outras dores fazem-se versos...com as que doem,grita-se! (Fernando Pessoa)













Quem "grita" como eu......

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O FIO PARTIDO



Era tecelã de sua vida. Tecendo seu tapete pretendia contar a sua história e a de seus queridos. Fazia-o com capricho, com o cuidado de traçá-lo em fio único, sem emendas. O fio com que trabalhava não podia romper-se e, para isso, procurava ter gestos e atitudes leves para que nada interferisse em seu trabalho que deveria ser perfeito.

Procurava tecer quase todos os dias, alguns, demorando mais horas, outros, apenas alguns minutos, sempre com o longo novelo preso em suas mãos e com cuidado para que o fio não se rompesse. Tapetes valiosos são urdidos com fio único, esse é o grande valor de um bom tapete. Variava os motivos de sua arte; bordava flores, pássaros, crianças, adultos... tecia amor.

Assim o fez por muitos anos e naquele tapete ia relatando as fases de sua vida. Pessoas à sua volta admiravam-se com sua paciência e perseverança; sua tranquilidade, sua habilidade, seu saber. Insistiam para que desistisse, afinal aquela preocupação em manter o fio único,pensavam elas, era uma tortura. Não para ela...

Eles não sabiam que a intenção que tinha era deixar gravado no seu tapete tecido com fio sem emendas todos os momentos que passara com seus amados. Quando partisse para Deus, se não continuassem seu trabalho, ao menos teriam ali, por inteiro a história difícil, e por isso linda, que viveram juntos.

Porém, o tempo passa, as mãos ficam mais trêmulas, a paciência decresce e, um dia, ao tecer, distraiu-se e num gesto mais brusco puxou o fio com excesso de força e... ele se rompeu. Olhando aquele fio partido pensou que tudo havia se acabado, seu trabalho de tantos anos... Mas era teimosa e resolveu experimentar emendar o cordão. Até o conseguiu e pensou: - Quem sabe ninguém percebe e posso continuar a tecer.

Continuou, mas a medida que o trabalho se desenvolvia a marca do fio partido, a emenda, tornava-se mais visível. Era uma falha impossível de não ser vista. No entanto, prosseguiu assim mesmo, sempre com um peso no coração e com as mãos entorpecidas pela certeza do erro. Não interrompeu sua trama.

Agora as pessoas já não a olhavam com admiração, achavam graça da insistência dela. Para quê tecer um tapete defeituoso que não teria valor algum? Esqueciam-se do tempo em que o fizera com perfeição.... Alguns anos depois era chegada a hora de encontrar-se com Deus e nos últimos instantes nesta terra pediu aos que a rodeavam que a envolvessem em seu tapete, pois se não tinha valor queria levá-lo consigo, de nada valia deixá-lo com eles pois suas histórias haviam se rompido com aquele fio partido.

Para surpresa de todos ao esticarem o tapete para fazer o que pedira, o próprio peso do trabalho fez com que o defeito se acomodasse e não fosse mais percebido. Ela sabia que ele estava lá, mas seus queridos diziam que deixasse o enorme tapete com eles pois não viam nada que o desvalorizasse.

Não a convenceram, ela sabia do seu erro e seguiu para Deus envolvida no lindo tapete tecido em flores, pássaros, crianças e adultos. Lá, onde Deus habita pretendia oferecê-lo aos anjos que, por sua pureza, não fazem julgamentos, enxergam apenas a beleza das obras que realizamos....

"Errei ao tecer meu tapete, mas não no amor com que o teci."

Sonia Regina / maio de 2008

16 comentários:

carmen disse...

Que lindo!!!

Deus nos aceita como somos e nos limpa, tirando todos os nossos nós, todas as nossas imperfeições, as nossas dúvidas e fraquezas...

Graças a Deus por isto, pelo Seu livramento dado em Jesus, que nos limpa de todo o pecado e nos deixa puros para podermos ver a Deus!!!

bjs

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Carmen!Grata por seu lindo comentário!!!

Quando lá chegamos o que importa é como fizemos nossas obras,se estão perfeitas ou não não importa a Ele!

Um beijo com carinho!Sonia Regina.

Anônimo disse...

Ai Sonia que bom ler isso de voce! Sabe oq eu acho mais de interessante nessa internet louca, é que pessoas que nunca se viram/ ou trocam apenas algumas palavras com uma outra totalmente desconhecida, acabam percebendo oq realmente sao. Pq são pessoas boas, eu costumo falar que as especies se procuram. Nossa fiquei muito feliz em saber que vc é nossa fã! ahhahaha. E quanto a sua neta, noooooooossa, vc ja tem neta!!! eu me pego imaginando com os meus netos tbm. E criança, eu sou suspeitissima pra falar, criança é minha vida. Faço qlquer coisa por elas, sendo proximas ou nao. Ai eu fiquei empolgada com vc. Vou preparar a sua carteirinha!!! Deixe comigo!!!

Beiiiiiiiiiiiiiijos pra vc!

neli araujo disse...

Soninha querida,

Que coisa mais linda, amiga!

Eu gostei da forma como teceu o seu conto!

E quer saber, não consegui encontrar a emenda, linda!

Que Deus abençôe sua vida e a bela tapeçaria que fez dela!

beio carinhoso,

Neli

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Juliana!Ando pensando nisto,os blogs a que eu tenho seguido,a maioria fala a mesma lingua que eu,sem que saibamos quem são,que idade tem,o que fazem.Parece-me uma afinidade cósmica...qualquer coisa como o inconscinte coletivo:as pessoas e pensamentos se atraem.Tenho quatro netos,duas menina e dois meninos,mas adoro gente jovem e vocês me fazem muito bem.Também trabalhei com crianças a vida toda e até hoje meu universo é com "crianças um tanto crescidas",mas todos crianças.

Vou aguardar a carteirinha!!!

Beijos e muitas risadas!Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Neli!Até sei que existem tapetes perfeitos,mas uma emenda só,penso que não faz muita diferença.

Obrigada,amiga,pelo comentário carinhoso!

Beijos,sem emenda!Sonia Regina.

Anônimo disse...

Sonia !! Que lindooooooo o que escrevestes Querida me prendeu do começo ao fim.
Por isso que Deus é Deus, podemos sim em algum momento de nossa vida por algum motivo arrebentar o fio , e com certeza vai caber a nos mesmos emenda-lo e seguir em frente , mostrando nossos amados, nossos passaros e nossas crianças em nosso tapete da vida.
A emeda deixa de ser notada pelos outros , quando nos continuamos nosso trabalho com : Amor, Dedicação e Paciencia.
Mais nós que tecemos o tapete da vida com certeza sempre nos lembraremos da emenda, cientes de que de alguma forma aprendemos com a ruptura do fio, mais que independentemente disso seguimos em frente.

Deus nos ama infinitamente e todos os dias ele nos dá diversas oportunidades para seguirmos !!

Lindissimoooooooooo o que voce escreveu!!

Deus lhe abençoe e lhe ilumine sempre!!

beijao

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Déia!Amo meus amigos da internet,porque posso "gritar" a plenos pulmões que eles me ouvem,me entendem e ainda elogiam os meu "gritos".

Obrigada,não sabe como fico feliz quando me entendem!!!

Deus ilumine a todos nós!!

Um beijo sem emendas!Sonia Regina.

Pelos caminhos da vida. disse...

Que lindo amiga!

Obrigada por estar sempre presente.

Um gde abraço.

beijooo.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Ana querida!Obrigada pela presença e pelo comentário!

Um beijo com muito carinho!Sonia Regina.

Phoenix disse...

Que lindo! Fiquei encantada, tanto com o que li, quanto com seu espaço.
Abraços

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Olá!Que bom ter me visitado,obrigada pelos elogios,venha sempre,pois construo este espaço com muito carinho.

Vou lá no seu blog,logo,logo!

Um beijo!Sonia Regina.

Anônimo disse...

Oi lindona Querida!!
Que bom que gostas das minhas piadas la no blog.
Tenho percebido algumas tristezas pelos blogs , ai essa semana resolvi fazer uma semana de piadas para alegrar a todos.. kkkkkkkk

Beijos minha linda flor!!

Vanuza Pantaleão disse...

Ahhhhh, Soninha, fiz muito bem em vir aqui hoje - sempre faço bem em estar aqui -, encontrei essa Penélope tecendo um tapete mágico para ser ofertado aos Anjos.
Anjos existem e podemos sê-lo na vida do outro.
Beijosssss

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Déia!Suas piadas são o colorido do dia,até a alma mais entristecida não consegue deixar de sorrir.

Seu senso de humor é incrível!!!!

Beijos e muitas risadas!Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Vanuza querida!Deixei o texto no blog por alguns dias pois queria que o lesse.

Seu comentário foi exatamente o significado dele,pretendi ser anjo em vidas alheias mas não aceitaram minhas pequenas imperfeições...

Um beijo,com o fio inteiro!Sonia Regina.

NITERÓI, LUGAR ENCANTADO!!!

NITERÓI, LUGAR ENCANTADO!!!
Luar dando espetáculo na praia da Boa Viagem!"