QUEM SOU EU...


"Ninguém pode calar dentro em mim esta chama que não vai passar, é mais forte que eu e não quero dela me afastar....



Eu não posso explicar quando foi e nem quando ela veio, mas só digo o que penso, só faço o que gosto e aquilo em que creio..."(Maysa)



Com as outras dores fazem-se versos...com as que doem,grita-se! (Fernando Pessoa)













Quem "grita" como eu......

terça-feira, 2 de junho de 2009

DESTINO DE FORMIGUINHA




Andando no teto de pernas pro ar
eu,formiguinha fiquei a olhar,
pra um menininho que traz no dedinho:
destino de formiguinha!!!

Adeus,irmãzinha,adeus!!!






Perdoa-me formiguinha...
com um gesto impensado impedi,
para sempre,sua corrida
aos lugares que só você sabia.

Não havia nenhuma razão
para que a pressão de meu dedo
impedisse você de caminhar.

Sonia Regina.

56 comentários:

JC disse...

Olá Sonia!
Só alguém sensível como tu pode escrever este texto.
Por vezes com gestos irreflectidos não deixamos prosseguir a vida das pessoas, dos animais, com a dignidade que ela merece.
Mas, apesar de tudo, tenho esperança num mundo melhor e numa sociedade melhor.
Beijinhos

Vanuza Pantaleão disse...

Oi, Soninha!
Tanto ensinamento contido no seu poema. Quanta sensibilidade!

Eu poderia tentar ficar aqui me explicando por uma atitude que tomei, foi equivocada, mas eu estava sendo muito pressionada por pessoas "problemáticas". Por vezes, gostaria de também "gritar para alguém me ouvir", mas prefiro fazer meu trabalho de formiguinha. Desculpe-me, amiga!
Você me entendeu?
Beijo carinhoso!!!

Vanuza Pantaleão disse...

Gostei muito do trabalho de artesanato da Danielle.
Dê-lhe meus parabéns, por favor!!!Bjssss

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

JC,meu amigo!!

Tive medo ao postar este texto que não me entendessem e pensassem em infantilidades...

Que bom que entendeu tudo...

São assim as pessoas que falam e pensam na mesma sintonia!

Um beijo carinhoso!

Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Querida Vanuza!

Sinceramente se fez ou tomou alguma atitude que eu poderia não entender,felizmente não percebi!

Para mim você é a Vanuza que sempre admirei desde que a "conheci".

Para falar de coração sinto um carinho muito especial por você e nada que pessoas "problemáticas" possam fazer mudará isto!!!

Você é demais!!!

Um beijo com muito carinho!Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Vanuza!

A Danielle vai ficar muito feliz com o seu recado!!!

Beijos!

Sonia Regina.

Belle disse...

Amei a forma como vc retratou um ato que p/ mta gente é corriqueiro, de forma tão intensa...
Isso me fez refletir...
O quão atos tão pequenos podem afetar o "mundo" de outros seres, sejam humanos ou até animais, que vivem ao nosso redor!!!
Parabéns mesmo pela sensibilidade...

neli araujo disse...

Soninha linda,

Que poema mais delicado!

Só poderia vir de alguém com a tua sensibilidade, amiga!

Quntos "dedinhos" já pressionaram nossas vidas, nos impedindo de caminhar?

beijo, amiga!

Neli

Menina Robô disse...

Linda, adorei o Prêmio =D
Final de semana posto.

Bjokas =*

Kariny

Anita disse...

Olá bom dia. Vim conhecer o seu cantinho e gostei muito.
Voltarei mais vezes.
beijinhos.
Fique bem. Fique com Deus.
Anita (amor fraternal)

Anônimo disse...

Bom Dia Querida Sonia!!

Ah que poeminha lindo... além é logico de passar uma mensagem para pensarmos.
Me parei pensando em quantos dedinhos nos precionaram e em quantas vezes tambem não fomos esses mesmos dedinhos não é mesmo?
Mais enfim a vida é assim mesmo..
Viver e Aprender!!

Beijos com carinho!!

Andréia

Angela disse...

Sempre devemos deixar seguir nossos queridos,caminhar com as próprias pernas,é dificil mas necessário.
Beijo

Sandra Veneziani disse...

Olá...vim agradecer a sua atenção, carinho, amizade e por estar andando comigo...
Ah..levei o meu selinho de seguidora e te peço pra passar no toque e pegar o selinho de seguidora e o selo amizade de valor
Tenha um dia abençoado e muito feliz
sandra

Talita disse...

Olá, Sonia!

Adorei o nenê e a formiguinha. Uma bela metáfora de que, em tudo na vida, podemos optar por pressionar o dedinho ou por ficar felizes em ver a formiguinha seguir seu destino.

Do mesmo modo, a cada momento da nossa vida, decidimos se ela seguirá este ou aquele rumo, pelas próprias atitudes que tomamos.

Beijo grande pra você!

Talita

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Belle!

Feliz com sua visita e assim é:em cada gesto,em cada palavra,por vezes banais podemos estar afetando outros seres!!!

Beijos e volte sempre!

Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Neli!!!

Há "dedinhos" torturantes e outros que impedem,mesmo o nosso caminho !

Beijos e obrigada pelo carinho!!

Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Kariny!

Selinho mais que merecido!!!

Beijos!Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Anita!

Bom ter vindo e ter gostado,volte sempre!

Beijo!Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Déia!

É preciso cuidar dos nossos "dedinhos" e ter cuidados com os "dedinhos" alheios para que nenhum caminho seja truncado!

Beijos carinhosos!Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Angela!

Que jamais sejamos impecilho para a caminhada de ninguém!

Que bom que veio,beijos!!!

Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Profeta!

Vou visitá-lo!Seus comentários,sempre um presente!

Beijo!Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Sandra!

Náo agradeça!!Fui,vi e gostei!Pretendo estar sempre em sua "casa"!

Beijo!Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Talita!

Necessário cuidar para colocarmos nossos "dedinhos" apenas nos momentos corretos e que todos façam o mesmo conosco!

Beijos e grata pela visita!Sonia Regina.

Anita disse...

Fazemos amigos através de gestos e palavras que transformam nossos sentimentos numa pura amizade...
Que nem o tempo poderá mais apagar esses momentos.

Beijos e votos de um maravilhoso fim de semana.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

Anônimo disse...

Bom Dia minha Querida!!!
Passando para te deixar um beijo e um abraço bem apertado de todo o meu coração.
E aproveito para lhe desejar um lindo e abençoado Final de Semana!!
Beijao na Gabi Tambem!!!

Fica com Deus

Phoenix disse...

Ai que fofooooooooooooooooooo
Amei ^^

Ângela disse...

Oi Sonia!!!
Portões da Prática Budista
"As dez virtudes decorrem claramente das dez não-virtudes. Salvar e proteger a vida, por exemplo, cria enorme virtude. Todos os seres são iguais na medida em que todos buscam a felicidade, não querem sofrer e valorizam sua vida tanto quanto nós valorizamos a nossa. Salvar a vida de um inseto ou de um outro animal é extremamente virtuoso e, quando o mérito é dedicado, criam-se grandes benefícios, não só para aquele animal, mas para todos os seres. Dedicar méritos em prol da longa vida de outros seres, por exemplo, poder trazer imenso beneficio àqueles que estão doentes."
Beijo amiga.
ângela

Maria Emília disse...

Olá Sónia,
A sua história veio tocar um ponto bem sensível. Aqui onde eu vivo, no campo, às vezes aparecem formigas e eu ponho remédio para as matar, mas custa-me sempre muito acabar com elas e pergunto-me que direito tenho de o fazer. Se não o fizer sou atacada e assim penso que o estou a fazer em legítima defesa.
Um beijinho,
Maria Emília

Whesley Fagliari disse...

Querida Sonia REgina,

Passo por aqui sutilmente para deixar-te os perfumes da minha amizade e bem-querer... Muito obrigado pelo carinho com o Sofia!

Luz e paz!

Com carinho,
Whesley

Silvio Luiz disse...

Oi Sonia... muito agradecido pelo prêmio a mim estendido! Peço-te desculpas pela demora na resposta...

Fiquei muito feliz por tê-lo me oferecido, com mais tempo e vontade (ando um tanto desanimado) vou postá-lo no blog!

Mais uma vez agradeço o carinho e a amizade!

Você é sempre bem-vinda! O Momento é a minha casa, a casa dos meus amigos, enfim... nossa casa!

Abreijos com desejo de um ótimo domingo e uma semana abençoada!

carmen disse...

Sabe, Sonia Regina:

Eu, quando tinha uns 8 anos, ficava por horas na varanda da nossa casa, brincando com as formiguinhas... e as fazia irem para onde eu queria... Achava engraçado como elas, depois de cessado a minha intervenção(palitos de fósforo, pedras...), voltavam ao seu caminho normal!!!

Também pensava que Deus era como eu com a formiguinha, que fazia os nossos caminhos e, como eu, deveria mata-las quando se cansasse de brincar... mas já tinha noção de que Deus não agia deste modo, que tinha amor por nós e não nos espremia no chão, até morrermos, só porque cansou ou porque não estávamos indo na direção certa...

bjs

Unknown disse...

Todo dia, quando lavo as vasilhas de meus cães, várias formigas morrem no processo.
Isso dá o que pensar – mesmo que não seja no sentido poético que tu tão bem enfocaste.

Jo. disse...

Que nesta nova semana nã haja dedinhos a nos pressionar!!!
Bjim.

Viviana disse...

Sonia linda,

Venho desejar-lhe uma boa semana, e deixar-lhe o meu carnho num abraço

viviana

disse...

Infantilidade não... mas o lado lúdico que toda pessoa deve ter. O texto tem um tom nostálgico. :) Bjs, querida.

disse...

E, moça, a FLIP ainda não aconteceu. Ela vai de 1 a 5 de julho. Ê ansiedade!!! :)

. disse...

Agradeço pelas palavras deixadas no blog..
Beijos

Barbara disse...

Sutileza com profundidade.
Mas até penso que nunca há motivos prá se impedir alguém de caminhar...é coisa mesmo de má sorte de quem impede ou de quem é impedido.
Depende...

CARLA FABIANE... disse...

SONIA...
"Amigos são estrelas cintilantes,    
Que iluminam as noites mais escuras,   
São a harmonia mais perfeita   
Que existe na alma e no coração"
AMO SUA AMIZADE...
BOA SEMANA!

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Anita!

Agradeço sua palavras tão carinhosas.Realmente pessoas há que vão sendo semeadas em nossas vidas e que se tornam muito importantes para nós!

Beijos com carinho!Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Déia,querida!

Obrigada pelos abraços e pelo carinho,sempre presente,para a Gabi!!!

Beijos e boa semamna!

Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Phoenix!!!

Que bom que gostou das minhas formiguinhas,rsrsr!!!

Beijos!Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Angela,minha amiga!!!

Sem conhecer este texto acabei falando do mesmo assunto.Que bom que contribuo para a preservação dos seres,seria bom que todos fizessem o mesmo!!!

Viu o meu recado do seu poost no Café Hostória?

Beijos com "dedinhos" amigos!Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Maria Emília!

Quando falo em preservar a vida de insetos,penso naqueles atos que fazemos gratuitamente,sem nenhum motivo,sem que estejam nos prejudicando...e se generalizarmos para todos nesta terra iremos longe e muitas mortes inúteis serão abortadas.

Beijos!Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Whesley!!

Ao Sofia vou,sempre,com o maior dos prazeres!!!

Um beijo e boa semana!Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Silvio!

Seu prêmio é mais do que merecido!

Não permita que o desânimo lhe domine,se isto acontecer entre no Momentos e espalhe beleza para nós ,logo estará mais disposto!

Beijos!!!Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Carmem!

Perfeito o seu comentário!Quando usamos nossos "dedinhos" sem nenhum motivo para este ato,tentamos brincar de Deus,que tenho certeza não aje desta forma.Realmente o caminho Ele traça mas não impede nenhum ser vivo de caminhar por simples capricho,como os seres humanos ,muitas vezes ,o fazem.

Beijos e boa semana!Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Jucemir!

Assim fazem os seres humanos,sacrificam outros seres,inutilmente,apenas para lavar a vasilha com o alimento de alguns.

Porque todos não merecem alimento e vida?

Isso não é poesia é a verdade dos homens e seus "dedinhos" que conseguem destruir tudo e todos apenas por capricho sem apresentar nem um motivo justo para isto!

Obrigada pela visita!

Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Jo!

Que a vida afaste de nós todos os "dedinhos"!!

Beijos e uma boa semana!Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Viviana!

Uma excelente semana para você também!!!

Com carinho!Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Jô!

Esse poemeto é uma forma de protesto a favor de todas as vidas!

Nossa!Que "mico",como diz a Gabi!

Não ligue,coisas de adolescente que costuma ser meio desatenta,rsrsr!!!

Beijos e não desapareça por tantos dias!Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Olavo!

Toda a minha ternura para o seu coração!!!

Tente ficar em paz!!!

Beijos muito carinhosos!Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Bárbara!

A má sorte,com certeza,é de quem usa os seus "dedinhos" para impedir a vida e a caminhada de qualquer ser!

Beijos com carinho!Sonia Regina.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Carla Fabiane!

Obrigada pela mensagem de amizade que é recíproca!!!

Beijos!Sonia Regina.

Tamburro disse...

Adorei este texto da formiguinha!!!!
Te adoro!!!
Lando

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Landote!

Que bom ver você por aqui!!!Sinto-me prestigiada!!!

Eu também gosto muito deste texto... se o globalizarmos...

Também adoro você,sem restrições!!!

Beijo,muitos!!!Sonia Regina.

NITERÓI, LUGAR ENCANTADO!!!

NITERÓI, LUGAR ENCANTADO!!!
Luar dando espetáculo na praia da Boa Viagem!"