Há dias em que amanhecemos de mal com a vida. Nestes dias nem deveríamos sair de casa!Permaneceríamos isolados para não correr o risco de magoar ninguém, que dizer então de magoar amigos?
Aconteceu comigo há alguns dias atrás : confesso que andava um pouco azeda, sem sequer saber porquê, e por conta desse azedume magoei pessoa incrível e de quem gosto muito !
O pior de tudo é que sequer percebi o que havia feito e só vim a saber do estrago que causei a um coração do tamanho do mundo ontem, assim, de repente.
Frequento um grupo de mães, todas com filhos especiais, o que não nos impede de rir muito, conversar bobagens e seriedades, falar mal dos maridos, tomar chazinho, tudo isto enquanto esperamos nossos filhos executarem suas atividades.
A Letícia é uma pessoa incrível, uma espécie de secretária da responsável pelo atendimento. Está sempre sorrindo, tem sempre uma boa palavra para todos, muito bom humor e o mais importante, adora e trata com o maior carinho aos nossos filhos.
Sempre nos demos bem, o que ela o faz com todos; somos até um pouco parecidas fisicamente, e na brincadeira nos chamamos de irmãs.
Acontece que, num desses dias azedos, a minha "irmã" veio nos transmitir uma ordem da professora sobre certa postura, nova para algumas mães que já lá estão há mais de dez anos e eu, sem o perceber, reagi com rispidez e, sem o saber e sem notar a magoei muito.
Minha "irmã" é do tipo de pessoa que por tudo se comove e derrama lágrimas sentidas e verdadeiras. Comove-se com a tristeza e com a beleza; com a palavra ácida e com as mais doces: é seu modo de ser.
Imaginem o que foi para ela o meu reagir abrupto e mau humorado... Para mim nada havia acontecido e continuei a tratá-la da mesma maneira de sempre.
Ontem, foi o almoço de final de ano de nossos filhos e almoçamos todos juntos. Qual não foi minha surpresa quando minha amiga querida declara estar muito sentida comigo e ao mesmo tempo as lágrimas começaram a correr e eu, sinceramente, não sabia porquê.
Aos poucos todas as mães foram me relatando o que ocorrera. Tomei conhecimento dos telefonemas tristonhos para algumas e da declaração que no ano vindouro ela não mais trabalharia com os nossos filhos.
A tudo isso juntou-se a infeliz coincidência de que no dia da apresentação de dança do grupo eu não a abracei, não por mal, mas porque tudo ficou muito confuso, filhos, família, convidados...e eu, realmente não o fiz.
Escrevo este relato para que todos nós reflitamos que devemos estar atentos para não magoarmos pessoas que não têm porque receber os sentimentos que não provocaram, principalmente os ruins.
Letícia, quero lhe dizer e desejo que todos os meus amigos saibam que aquele rompante era dirigido a mim mesma. Desejo que saiba e todos também que você é a mais especial de nosso grupo, pois ali chegou sem nada saber de "especialidades" e de mães que lidam com elas. Chegou e se jogou de coração e alma abertos se doando muito mais do que era para o fazer.
Desculpa essa sua "irmã" que precisa pensar duas vezes antes de explodir, principalmente com pessoas maravilhosas e queridas como você; pensar duas vezes antes de explodir com qualquer ser humano; pensar duas vezes, até mesmo, antes de explodir comigo mesma.
Você é muito querida e, lhe prometo, se depender de mim, nunca mais uma lágrima vai cair de seus olhos e de seu coração.
Quero sua amizade, sempre!!!!
Mais uma vez, me perdoa!!!
Sua amiga, sua "irmã", porque afinal somos louras mas de amizade a gente entende!!!
Sonia Regina /dezembro de 2008
16 comentários:
Querida Sónia,
Obrigada por nos chamar a atenção para este aspecto tão importante do nosso relacionamento humano.
È verdade que há momentos em que qualquer uma de nós "explode" e diz ou faz coisas indesejáveis...
que vão magoar os outros.
Posso imaginar o quanto deve ter sido triste para si esse acontecimento!
Sim, porque a Sónia é uma pessoa bem formada, educada, sensível, bondosa...
Felicito-a minha boa amiga, pela sua decisão, que revela uma enorme humildade, de ter compartilhado essa sua experiência aqui conosco.
Não sei se haveria muitas pessoas que assim o fizessem...
Que bom que tudo está sanado ente a Sónia e a Letícia.
Eu creio que nada vai mudar nessa nessa vossa linda amizade.
Talvez até se reforce mais...
Um abraço, minha linda amiga
Tenha uma boa noite de descanso.
viviana
Oi,Viviana!Com certeza,ontem mesmo tudo já ficou resolvido e ela me disse,chorando,que agora o Ano Novo dela estava garantido.Coloquei o post para gritar minhas desculpas para todo mundo ouvir...
Obrigada por suas palavras carinhosas,um beijo carinhoso,Sonia Regina.
Eu para ser sincero penso muito antes de explodir..mas sei que vivo magoando as pessoas com eu jeito de falar..com minha voz de trovão...
mas penso..e penso mesmo quando me acho certo..
rsrs
beijão
Olá Olavo!Muito bom ter você conosco!!!
Eu sou tranquila,quase sempre,mas quando fico "irada" com a vida faço algumas tolices como esta que relatei.
Beijos,voz de trovão,rsrsrs!Sonia Regina
Bem, eu sou a tipica pessoa extremamente explosiva. Quando me revolto, não há volta a dar. Irrito-me e as palavras saem-me, não penso duas vezes, e digo o que tenho a dizer! Sei que não devia ser tão impulsiva, mas não consigo evitar... Não gosto nem que me passem por cima, nem que fiquem com a razão quando eu sei que ela está do meu lado... Se souber que estou errada, aí sim, sei dar o braço a torcer e admitir que o outro tem razão!
Vanessa querida!Em seu comentário está a reprodução exata do ocorrido:explodi,errei,me desculpei e está tudo bem!!!
Um beijo,Sonia Regina
Sônia, minha irmã,
No meio da confusão, saiba que, mesmo triste, nunca, em nenhum momento, deixei de gostar MUITO de você e da Gabi !!!!!
Não vou saber aqui, me expressar tão bem como você, mas lembrando Milton eu digo "Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves
Dentro do coração". E é lá que você está e estará sempre!
Mil beijos!
Gosto prá caramba de você!!!!!!!!!!
Letícia
Minha "irmã" querida!!!Tudo está bem quando acabe bem,mgosto MUITO de você!
Beijos carinhosos,Sonia Regina.
É às vezes acontece, parece mais forte que agente e perdemos a calma e já estamos falando algo que não deveríamos dizer, ou descarregando nosso Stress com quem não merece.
Às vezes tenho medo de explodir em alguém e magoar muito essa pessoa, ESSE É O "PERIGO".
Imagino o quanto você deve ter se sentido triste amiga.
Fique em paz!!!
Um beijo, Sonia Regina.
Sónia querida,
Passei por aqui para lhe deixar um abraço carinhoso.
Viviana
Oi,Viviana!Obrigada pela visita,fique com Deus!
Um beijo,Sonia Regina.
Angela,minha amiga!Foi exatamente o que ocorreu.Graças a Deus tudo está bem,a minha "irmâ" até colocou um comentário carinhoso no post em que relatei o acontecido. Nossa amizade não se abalou...
É preciso cuidado com as palavras...
Beijo com carinho,Sonia Regina.
Espero que as palavras da Letícia tenham te removido essa tonelada que tanto te pesou no coração.
E você, já se perdoou?
Beijo.
Jucemir
Jucemir,querido amigo!Sabe,li seu comentário e lembrei-me que "explodi",um dia,com você também,lá no Café História.
Tenho alguns rompantes para me perdoar.
O comentário da Letícia lavou meu coração(houve também um telefonema,muito carinhoso).
Preciso saber se você me desculpou da minha queixa azeda.Mas,ainda não conhecia o seu jeito.Hoje,jamais repetiria o que fiz...
Estou,sempre na defensiva e bicho acuado,ataca...
Desculpe o desabafo,um beijo,Sonia Regina.
Queixa azeda? Quando foi que isso aconteceu?
Acho que tua memória está a falhar. Ou então deliras sobre coisas que jamais aconteceram.
Só me lembro que nos tornamos amigos.
Tenho mesmo dúvidas se tu e Letícia, na verdade, não partilharam algum incidente fantasioso para fortalecerem a amizade...
Jucemir
Meu amigo!Você é um cavalheiro e eu sei que,mesmo lembrando do fato,no coração esqueceu...
Há amizades que começam com trovoadas,como a nossa, e outras que se fortalecem com elas,como eu e a Letícia.
Um beijo carinhoso,Sonia Regina.
Postar um comentário